CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS


Os animais mamíferos apresentam uma grande variedade de hábitos alimentares. Eles podem ser mamíferos herbívoros, carnívoros, onívoros.   Imagem adaptada.   Assinale a alternativa que apresenta a classificação correta dos animais acima ilustrados.

I e III são herbívoros; II e VI são carnívoros; III  e V são onívoros.
I e V são herbívoros; II e IV são carnívoros; III  e II são onívoros.
I, III e V são herbívoros; II, IV e VI são carnívoros.
I e III são herbívoros; IV e VI são carnívoros; II e V são onívoros.
III e V são herbívoros; II e VI são carnívoros; I  e IV são onívoros.

O Portfólio é uma nova metodologia de avaliar os alunos, numa perspectiva da pedagogia da expressão, permitindo ao sujeito reconhecer-se em seus sentimentos, inquietações e manifestar-se em suas potencialidades. De acordo com a leitura do Capítulo 6 – Investigando o portfólio: para quê?, julgue os itens em VERDADEIRO ou FALSO e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.

( ) O docente tem um papel importante na promoção da interação, no intercâmbio de ideias, na articulação de experimentar e na troca de suas vivências pessoais.

( ) O Portfólio transcende a visão de transmissão de conhecimentos a individualidades, é portador de uma dinâmica de mudança.

( ) A avaliação por meio do Portfólio é somente uma forma de certificar a passagem de uma etapa ou conclusão de um curso escolar.


V - V - V.


F - V - V.


F - V - F.


V - V - F.


V - F - F.

Segundo Oliveira (1998), as ciências possuem: a) objetivo ou finalidade – a ciência visa estabelecer a distinção das características comuns ou das leis que regem as relações de causa e efeito dos fenômenos; b) função – a principal é o aperfeiçoamento do conhecimento em todas as áreas para tornar a existência humana mais significativa e c) objeto.

Considerando as informações acima, podemos afirmar que o objeto é subdividido em:


factuais: seu critério de verdade é a verificação; desenvolvimento da iniciativa: seu método é a dedução, e seu critério de verdade é a consistência ou não contradição de seus enunciados e a aquisição da persistência na execução de uma tarefa: seu método é a observação e a experimentação.


formais: os objetos das ciências formais, ou aplicadas, são materiais; seu método é a observação e a experimentação e, em segundo lugar, também a indução e seu critério de verdade é a verificação. Os enunciados das ciências factuais são predominantemente de síntese, embora haja, também, enunciados analíticos; e factuais: os objetos das ciências factuais, ou pura, são os ideais. Seu método é a dedução, e seu critério de verdade é a consistência ou não contradição de seus enunciados. Todos os seus enunciados são analíticos, isto é, deduzidos de postulados ou teoremas.


formais: os objetos das ciências formais, ou pura, são os ideais; desenvolvimento da iniciativa: seu método é a dedução, e seu critério de verdade é a consistência ou não contradição de seus enunciados e a aquisição da persistência na execução de uma tarefa: seu método é a observação e a experimentação. 


formais: os objetos das ciências formais, ou pura, são os ideais. Seu método é a dedução, e seu critério de verdade é a consistência ou não contradição de seus enunciados. Todos os seus enunciados são analíticos, isto é, deduzidos de postulados ou teoremas; e factuais: os objetos das ciências factuais, ou aplicadas, são materiais; seu método é a observação e a experimentação e, em segundo lugar, também a indução e seu critério de verdade é a verificação. Os enunciados das ciências factuais são predominantemente de síntese, embora haja, também, enunciados analíticos.


desenvolvimento da iniciativa; exercício da capacidade de decidir e a aquisição da persistência na execução de uma tarefa.

Segundo Gowdak e Martins (2002), dentro da nova proposta curricular, a interdisciplinaridade promove a integração dos diferentes conhecimentos, propiciando condições para uma:


aprendizagem conservadora, que aumente o distanciamento entre os conteúdos programáticos e a experiência dos alunos.


nova aprendizagem, que aumente exclusivamente o distanciamento entre os conteúdos programáticos e a experiência de alunos na Educação de Jovens e Adultos.


aprendizagem conservadora, que não considera a relevância dos conteúdos programáticos e a experiência dos alunos


nova aprendizagem, que aumente o distanciamento entre os conteúdos programáticos e a experiência dos alunos.


nova aprendizagem, mais motivadora, que diminua o distanciamento entre os conteúdos programáticos e a experiência dos alunos.

O processo de ensino é uma atividade conjunta de professores e alunos, organizado sob a direção de professor, com a finalidade de prover as condições e meios pelos quais os alunos assimilam ativamente conhecimentos, habilidades, atitudes e convicções ”.(BARATELLA, 2012)

Considerando o texto acima, analise as alternativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I)  Uma boa aprendizagem implica em um duplo compromisso: o aluno deve assumir uma disposição para aprender e comprometer-se a trabalhar para consegui-lo, o professor deve preparar o ambiente e atuar como agente mediador entre o estudante e a cultura.  

II)  Os alunos não podem ser encarados como receptáculos de informação. Eles devem ter participação ativa, com experiências que merecem consideração.

III) Os estilos de aprendizagem são as linhas cognitivas, afetivas e fisiológicas que servem como indicadores relativamente estáveis, de como os alunos percebem, interagem e respondem a seus ambientes de aprendizagem.

A(AS) afirmação(ões) CORRETA(S) está(ão) contida(s) em:


II, apenas


I e III, apenas


I, apenas


I, II e III


II e III, apenas

Os mamíferos constituem o grupo “mais desenvolvido” do Reino Animal. Incluem as toupeiras, os morcegos, roedores, gatos, macacos, baleias, cavalos (VIDE Figura), veados, o homem e outras formas vivas, além de muitas espécies e ordens extintas. Todas são mais ou menos cobertos com pelos e são de sangue quente. O termo distintivo mamífero refere-se:

 

Figura: Cavalo - mamífero da ordem dos ungulados.

Fonte: Fotografado por Ricardo Baratella (2015).

 


às glândulas urogenitais das fêmeas.


às glândulas sudoríparas das fêmeas, que produzem o suor, função importante para regular a temperatura do corpo e eliminar substâncias tóxicas.


às glândulas mamárias das fêmeas, que fornecem leite para amamentar os filhotes.


às glândulas uropigianas das fêmeas, que sintetizam gordura, facilitando a impermeabilização da pele e pelos.


às glândulas sebáceas dos machos, que secretam o sebo, para lubrificar e impermeabilizar a pele e os pelos.

Os tetrápodes são, simplesmente, vertebrados com quatro patas (membros), ao menos em sua ancestralidade

Os primeiros vertebrados a possuir patas, em vez de nadadeiras, foram um grupo de anfíbios do Devoniano Superior, os quais eram, provavelmente, aquáticos, assim como seus ancestrais entre os peixes. Provavelmente utilizam seus membros para andar sobre o fundo de água rasa, para remar onde a água era mais profunda e para rastejar na região da margem. Todavia, a maioria dos tetrápodes é terrestre ou possuem ancestrais terrestres, de forma que vale considerar as modificações que permitiram a vida terrestre aos descendentes dos peixes. Antes de tornarem-se totalmente livres da água ou de ambientes úmidos para a reprodução, os tetrápodes tiveram de realizar o “milagre” de evoluir ovos com cascas e membranas fetais, para a proteção dos embriões do ressecamento, dos danos mecânicos e dos dejetos metabólicos. Algumas outras modificações estruturais, fisiológicas e comportamentais também foram necessárias para a conquista do meio terrestre. Portanto, não surpreende que os primeiros tetrápodes, os anfíbios (VIDE Figura), não foram capazes de realizar, completamente, todas essas modificações.

 

Figura: Sapo - anfíbio anuro.

Fonte: Acervo do autor.

 

Os anfíbios não podem distanciar-se muito da água para evitar a desidratação, mas também porque o acasalamento e a reprodução acontecem no meio aquático. A fecundação é externa e, à medida que elimina os ovócitos, o macho despeja o esperma sobre eles (GAINOTTI; MODELLI, 2002). Os ovos fecundados são pequenos e protegidos apenas por um invólucro gelatinoso, desenvolvendo-se em larvas aquáticas, chamadas:


alevinos


girinos


trocóforas


cercárias


miracídios

Planeta Júpiter poderá ser observado neste domingo

Neste domingo (5), das 16h e 22h, o planeta Júpiter poderá ser admirado em detalhes pelos pernambucanos. De acordo com a equipe do Observatório Astronômico do Alto da Sé, em Olinda, o planeta estará em oposição e ficará no céu durante 12 horas, a noite inteira. Visível a olho nu, Júpiter acompanhará o movimento de rotação da Terra, de leste para oeste”.

(NE10, 04/01/2014. Fonte: Disponível em: http://ne10.uol.com.br).

Sobre o planeta Júpiter, assinale a alternativa CORRETA.


É o menor planeta do Sistema Solar. Apresenta grande quantidade de gás oxigênio e água e recebeu esse nome em homenagem a deusa Gaia, mãe dos primeiros deuses.


Um ano de Júpiter equivale a quase 12 anos terrestres. É um planeta gasoso, composto de 90% de gás hidrogênio.


Planeta mais próximo do Sol. É visível, nos momentos antes do amanhecer ou antes do anoitecer, como um pequeno ponto brilhante nas proximidades do Sol.


Foi o primeiro planeta a ser descoberto por meio de telescópio. A atmosfera superior é muito calma e composta basicamente por hidrogênio, hélio e metano.


Apresenta mais ou menos o mesmo tamanho da Terra e, com exceção da Lua, é o astro mais próximo de nós e sua atmosfera contém principalmente gás carbônico.

Anfíbios

Os anfíbios (do grego αμφι, amphi ('ambos') e βιο, bio ('vida'), que significa «ambas vidas» ou «em ambos meios») constituem uma classe de animais vertebrados, pecilotérmicos que não possuem bolsa amniótica agrupados na classe Amphibia. A característica mais marcante dos seres vivos da classe é o seu ciclo de vida dividido em duas fases: uma aquática e outra terrestre, apesar de haver exceções. Estão identificadas cerca de seis mil espécies vivas de anfíbios cadastradas no Amphibian Species of the World.

 

Muitos pesquisadores acreditam que os anfíbios são indicadores ecológicos e nas últimas décadas tem havido um declínio das populações de anfíbios ao redor do globo. Muitas espécies estão ameaçadas ou extintas.

 

Os anfíbios evoluíram no Período Devoniano e eram os principais predadores dos períodos Carbonífero e Permiano, mas muitas linhagens foram exterminadas durante a extinção do Permiano-Triássico. Um grupo, o metoposauridae, continuou um importante predador durante a Triássico, mas devido provavelmente ao fato de o mundo ter se tornado mais seco durante o Jurássico Inferior, estes foram extintos, assim como a maioria dos Temnospondyli, como o Koolasuchus, e as ordens modernas de lissanfíbios (Anfíbios. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Anf%C3%ADbios. Acesso em: 15 mar. 2019).

Anfíbios. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Anf%C3%ADbios. Acesso em: 15 mar. 2019.

 

Sobre os animais anfíbios,  temos que:

 

I- Os anfíbios são animais vertebrados que durante o seu ciclo de vida passam por duas fases: aquática e terrestre.

II- Os anfíbios geralmente têm pele lisa e úmida, o que os torna uma presa fácil aos predadores.

III- Os anfíbios contam com duas formas de defesa: a camuflagem e a produção de uma substância venenosa.       

IV- Os anfíbios que são venenosos, apresentam na sua pele substâncias que podem intoxicar o predador ao tentar comê-los.

V- Os anfíbios da classe anura compreendem os sapos, as rãs, pererecas e as cobras. 

 

Estão corretas as afirmativas:


I, II, III, e V apenas.


I, III, IV e V apenas.


II, III, IV e V apenas.


I, II, III, IV e V.


I, II, III, e IV apenas.

As doenças que acometem o sistema respiratório ocupam o posto de terceira causa de morte. Dentre as doenças mais comuns que acometem o pulmão, principal órgão do sistema respiratório, estão relacionadas abaixo dentre outras.

 

Assinale a alternativa que não apresenta doença do pulmão:


Bronquite


Asma.


Epatite


Edema pulmonar


Pneumonia

 

Páginas: 12345678910